Pedagogia

Sobre o Curso

Titulação: Licenciatura em Pedagogia 
Regime de Matrícula:Semestral
Total de Vagas Anuais: serão oferecidas 100 vagas para os respectivos turnos.
Turnos de Funcionamento: Matutino (8h às 11h) e Noturno (19h às 22h) 
Carga Horária Total do Curso: 3.390 horas 
Integralização da carga horária do curso: limite mínimo e máximo 

  • Tempo mínimo de integralização: quatro anos (08 semestres)
  • Tempo máximo de integralização: seis anos (12 semestres)

E-mail do curso: pedagogia.vale@fortium.com.br 

 


 Perfil do Egresso

Pensar no perfil do egresso do profissional do curso de Pedagogia, tendo como referência as ideias explicitadas na concepção, nos princípios e nos objetivos que orientam o projeto pedagógico, significa pensar na formação de homens e mulheres públicos, de cidadãos, de profissionais com conhecimento técnicopedagógico compromisso ético, desenvolvimento intelectual sólido em sua área capazes de proporcionarem sensíveis mudanças na comunidade na qual estão inseridos, um (a) Pedagogo (a) consciente de seus direitos e deveres, porém capaz de ser solidário, de buscar a articulação profícua entre os aspectos teóricos e práticos de seu exercício profissional, ser capaz de participar, com competência e responsabilidade, do processo de integração e de desenvolvimento social, político, econômico e educacional da cidade e do Brasil. Pedagogas (os) com uma formação humanística geral vivenciando princípios da sustentabilidade, diversidade, inseridas e comprometidas com o meio em que atuam, mantendo o equilíbrio social e contribuindo, desta forma, para que a melhoria da qualidade de vida seja estendida a todos.

Educador formado no Curso Pedagogia, licenciatura deverá:

  1. Exercer atividades na educação básica – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do ensino fundamental – modalidades previstas no sistema;
  2. Atuar em todos os espaços e ambientes da educação, formal ou não-formal, tais como programas de educação popular, de educação de jovens e adultos e educação especial;
  3. Dominar os conteúdos disciplinares da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e as perspectivas didáticas e metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;
  4. Utilizar as ciências humanas e sociais e os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral;
  5. Atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-científica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;
  6. Ser capaz de estabelecer diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias, relacionando o conhecimento científico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção de abrangência dessas relações;
  7. Contribuir com o desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição em que atua, realizando o trabalho pedagógico de forma coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais, a partir das questões vividas na prática educativa;
  8. Exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e dos movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir com a construção coletiva de sua categoria profissional;
  9. Exercer lideranças pedagógicas e intelectuais, articulando-se nos movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como especificamente em sua categoria profissional;
  10. Exercer atividades nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  11. Desenvolver pesquisa no campo teórico-investigativo da educação e especificamente da docência, podendo dar continuidade como pesquisador à sua formação.

Deverá, para tanto, ao fim de sua formação, apresentar as seguintes características e habilidades:

Área do Currículo: Conhecimento do conteúdo; familiaridade com o escopo e sequência das disciplinas; visão global do currículo e dos princípios de sua organização; visão integrada e dinâmica do currículo em relação à realidade; perspectiva interdisciplinar.

Área Pedagógica: Habilidade em realizar planejamento pedagógico; habilidade em usar variedade de estratégias pedagógicas; habilidade em combinar estratégias pedagógicas com o estilo de aprendizagem do aluno; habilidade de utilizar uma variedade de técnicas de avaliação do aluno.

Área de Gestão de Sala de Aula: Habilidade de desenvolver e manter a disciplina em sala de aula; habilidade de dar opinião construtiva; habilidade de motivar os alunos e mobilizar sua atenção; habilidade de diagnosticar necessidades de aprendizagem e propor soluções; habilidade de identificar estilos de aprendizagem e orientá-los adequadamente; habilidade de manejar tensão e conflito e vencer obstáculos; habilidade de compreender o ponto de vista dos alunos e a dinâmica de grupo e de sua turma; habilidade de fazer demonstrações criativas de conceitos a serem apreendidos.

Área Escolar: Habilidade de trabalhar em equipes; habilidade de perceber a relação entre o trabalho de sua turma com o contexto da escola e da comunidade; habilidade de escutar e compreender o ponto de vista de colegas e pais.

Áreas de Atuação

Objetivos do Curso

Regulamento Atividade Complemenares

Regulamento Comissão Própria de Avaliação

Regulamento Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento do Núcleo de Apoio